Estamos arrumando a casa...
Enquanto isso acompanhe as mudanças.

ACRESCENTANDO MAIS

21 de mar de 2007

Versículo de Meditação: “Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia”. Provérbio 4:18

Há um crescimento em todo ser vivo, alguns crescem com certa rapidez outros nem tanto, mas nem todo crescimento é acompanhado de desenvolvimento. Para que haja desenvolvimento se faz necessário uma demonstração de maturidade, conscientização e responsabilidade também. O crescimento cristão é uma demonstração de ter uma vida sábia; para tanto se exige interesse próprio e envolve também mudança de comportamento e atitudes. E não existe mudança sem dor. Talvez, por isso, muitas pessoas resistam a crescer e desenvolver. Preferem viver dentro do “estabelecido”, e sem perceber sempre caem no terreno do acomodamento e da mediocridade.

Não é próprio de uma pessoa sábia achar que sabe tudo, que não tem mais o que aprender ou que seu ponto de vista sobre um determinado assunto é o único. “Uma coisa eu sei é que de nada sei”. Este pensamento você conhece. Sempre temos de aprender e há um universo a se sondar.

“A vereda dos justos”, diz Salomão, “é como a luz”. Nesse verso, o justo é o sábio. Viver com sabedoria é viver com transparência. O sábio nunca vive escondido na penumbra dos seus temores, tentando desesperadamente afirmar sua autoridade sob o manto do “radicalismo”, do “conservadorismo”, da “firmeza”, ou como você queira chamar o temor de mudar de ponto de vista. “A vereda dos justos é como a luz”. Quando o dia amanhece o sol nunca desponta com sua força total, mas vai de mancinho surgindo no horizonte até o ponto máximo de seu esplendor ao meio dia. O mesmo acontece com aquele que quer aprender, sempre buscando mais conhecimento, mais luz sobre o que tem até alcançar o máximo de sua inteligência. Assim é e deve ser o desenvolvimento cristão.

A verdade do justo é um permanente avançar “como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito”.

É interessante a expressão, “mais e mais”. Aqui, Salomão fala de um processo, uma constância. Podemos até afirmar que deve ser algo ininterrupto, pois nenhum crescimento acontece de um dia para o outro. Nenhuma mudança é radical. A decisão de mudar pode ser imediata, mas o processo leva tempo, é uma nova vida, uma nova realidade, um novo aprendizado, uma nova adaptação, um novo estilo de vida, é um viver segundo o ensinamento sagrado. Este processo pode levar tempo, mas deve ter sempre em mente a expressão “mais e mais”.

A maioria dos problemas que enfrentamos nas diferentes áreas da vida é a falta de sabedoria que nos impede de crescer, evoluir e entender que, se o mundo está em constante movimento, nenhum ser humano pode permanecer no mesmo lugar para sempre.

As mudanças do crescimento do homem sábio não envolvem princípios. Princípios são eternos. Não matar, não roubar e não mentir são princípios de vida estabelecidos por Deus para a proteção da vida. Mudar esses princípios é cair no caos da existência, nas trevas de valores limitados à esfera humana.

Hoje é um novo dia na jornada de sua vida. Em que área você precisa crescer? O que precisa mudar? Você se conforme com o que já sabe ou acha que já é tempo de um reaprendizado? Teria você interesse de saber o que Deus quer para sua vida? Teria você à humildade a ponto de reconhecer que os caminhos e os pensamentos de Deus são melhores que os seus? Ou você reconhece tudo isso e pensa que mudando de vida e comportamento vai causar dores que pode machucar membros de sua família, amigos, ou no ambiente de trabalho? Realmente isto não é fácil, pois “...os inimigos do homem serão os da sua apropria casa”. Mateus 10:36. Pior ainda é conscientemente viver separado do verdadeiro ensino que envolve mudança e não ter coragem de enfrentar. O acomodismo, o achismo e a procrastinação são armas poderosas que têm o inimigo de nossas vidas. Vejamos ainda o que disse Jesus quanto à mudança de comportamento. “...mas aquele que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante de meu Pai, que está nos céus”. Mateus 10:33. Pense em quantas dores você poderia evitar se mudasse algumas atitudes. Nunca é tarde para dar um passo ao encontro de Jesus e reconhecer que existe um melhor caminho do que aquele que estamos seguindo. Lembre-se: “a vereda dos justos é como a luz da autora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito”.

Fonte de base

cpbmmp.5807

Obrigado por abrir a página deste site, indique a outros amigos seus. Estamos orando por você. Se caso surgir alguma dúvida, faça pergunta que lhe atenderemos com muito prazer.

0 comentários: